O sucesso e o
carisma das associações medem-se pela sua longevidade e o seu histórico. A obra
realizada ao longo dos anos..
Já mencionamos anteriormente o papel determinante que as associações exercem na economia portuguesa assim como os programas que desenvolvem para as comunidades, seja nas cidades, vilas ou aleias. O seu papel tem sido preponderante no apoio social, na cultura, no desporto, na preservação do meio interior e por manterem vivas as tradições. Todos os dias deparamo-nos com bons exemplos disso.
É motivo de orgulho. O histórico, a obra realizada ao longo de décadas ao serviço das comunidades e das economias locais. Tal como um palmarés, as instituições podem e devem exibir os seus programas e todos os sucessos que foram obtidos pelas sucessivas Direções.
Este histórico contribui para o aumento da relevância da instituição, a sua essência, a sua mística e uma maior ligação com os associados.
Quando pensamos numa instituição o que nos ocorre? Um vazio ou sabemos imediatamente todas as alegrias e sucessos que proporcionaram?
Como manter o legado vivo?
Mais do que nunca, as instituições têm ao seu dispor meios que permitem manter vivo este espírito de dedicação a comunidade.
- Redes sociais: constituem não só uma forma de estar perto dos seus sócios e utentes como também um excelente meio de comunicação;
- Blogues: podem funcionar como o arquivo de um pequeno jornal que pode ser acedido pelos associados através dos seus computadores, telemóveis e tablets;
- Newsletters: permitem entregar diretamente na caixa de mensagens de email todas as novidades da associação.
O que pode fazer parte do legado?
Todos os dias as instituições geram informação que pode ser preservada e repassada ao longo dos tempos e que pode ser apreciada pelos seus beneficiários assim como ser motivo de orgulho para todos os que contribuíram para todos os pequenos e grandes momentos.
Para servir de inspiração:
- Trofeus, medalhas, galhardetes, faixas, equipamentos desportivos;
- Records obtidos e estatísticas desportivas;
- Cartazes e panfletos;
- Cenários e adereços de peças;
- Galerias e álbuns de fotos, retratos;
- Arquivo multimédia com vídeos, gravações da radio e da TV;
- O programa anual de atividades, o calendário de atividades;
- Noticias, artigos e recortes de imprensa;
- Arquivo com os órgãos das diversas direções;
- Arquivo de ilustres, beneméritos, atletas, atores, cantores, músicos, artesãos;
- Arquivo de projetos propostos e realizados;
- Artesanato produzido, pinturas, guiões, músicas e cancões;
- Etc.
Todo este palmarés pode ser arquivado e exibido pelos mais tradicionais como álbuns, expositores, quadros, galerias; ou através dos meios digitais como as redes sociais, bloques e sites institucionais.
A comunidade agradece.