As associações e o seu legado

O sucesso e o carisma das associações medem-se pela sua longevidade e o seu histórico. A obra realizada ao longo dos anos..

Já mencionamos anteriormente o papel determinante que as associações exercem na economia portuguesa assim como os programas que desenvolvem para as comunidades, seja nas cidades, vilas ou aleias. O seu papel tem sido preponderante no apoio social, na cultura, no desporto, na preservação do meio interior e por manterem vivas as tradições. Todos os dias deparamo-nos com bons exemplos disso.

É motivo de orgulho. O histórico, a obra realizada ao longo de décadas ao serviço das comunidades e das economias locais. Tal como um palmarés, as instituições podem e devem exibir os seus programas e todos os sucessos que foram obtidos pelas sucessivas Direções.

Este histórico contribui para o aumento da relevância da instituição, a sua essência, a sua mística e uma maior ligação com os associados.

Quando pensamos numa instituição o que nos ocorre? Um vazio ou sabemos imediatamente todas as alegrias e sucessos que proporcionaram?

Como manter o legado vivo?

Mais do que nunca, as instituições têm ao seu dispor meios que permitem manter vivo este espírito de dedicação a comunidade.

• Redes sociais: constituem não só uma forma de estar perto dos seus sócios e utentes como também um excelente meio de comunicação;
  • Blogues: podem funcionar como o arquivo de um pequeno jornal que pode ser acedido pelos associados através dos seus computadores, telemóveis e tablets;
  • Newsletters: permitem entregar diretamente na caixa de mensagens de email todas as novidades da associação.

O que pode fazer parte do legado?

Todos os dias as instituições geram informação que pode ser preservada e repassada ao longo dos tempos e que pode ser apreciada pelos seus beneficiários assim como ser motivo de orgulho para todos os que contribuíram para todos os pequenos e grandes momentos.

Para servir de inspiração:

• Trofeus, medalhas, galhardetes, faixas, equipamentos desportivos;
  • Records obtidos e estatísticas desportivas;
  • Cartazes e panfletos;
  • Cenários e adereços de peças;
  • Galerias e álbuns de fotos, retratos;
  • Arquivo multimédia com vídeos, gravações da radio e da TV;
  • O programa anual de atividades, o calendário de atividades;
  • Noticias, artigos e recortes de imprensa;
  • Arquivo com os órgãos das diversas direções;
  • Arquivo de ilustres, beneméritos, atletas, atores, cantores, músicos, artesãos;
  • Arquivo de projetos propostos e realizados;
  • Artesanato produzido, pinturas, guiões, músicas e cancões;
  • Etc.

Todo este palmarés pode ser arquivado e exibido pelos mais tradicionais como álbuns, expositores, quadros, galerias; ou através dos meios digitais como as redes sociais, bloques e sites institucionais.

A comunidade agradece.

publicado em 06 maio 2019